quarta-feira, 26 de novembro de 2008

... Mas pode me chamar de global!

Ontem à noite, após a etapa relaxante da rotina de "chegar em casa", fui surpreendido com uma ligação digamos que interessante. Com aquela formalidade característica de atendentes de telemarketing, o solicitante apresentou-se. Não era uma voz conhecida, mas perguntava por mim. (Procurar por mim àquela hora da noite, já que não era Sandy - pois a voz era de homem; ou era tragédia ou cobrança (não que uma elimine a outra). Já aliviado, passada a ansiedade de uma ligação inesperada e misteriosa, desfez-se o seguinte diálogo:

- Pedro? Pois não, o próprio! (eu e minha sina de P's)
- Prazer, sou "Paulo". ("produtor do programa" - Pensei eu, já contagiado)

E era! Revelou que recebeu um e-mail a algum tempo atrás (provavelmente quando eu era uma criança serelepe e incompreendida) falando sobre um fenômeno que tinha a habilidade de falar instantaneamente as palavras de trás pra frente.
Foi o suficiente pra eu sentir o Oludum no meu coração. Naquele ritmo percussivo e acelerado, fui emitindo sons através de frases tais quais as batidas dos tambores do meu grupo afro. Não era gagueira, era swingueira.

- Gra gravar? o que, que que? que dia? (êo êo paracatumdumgudum)

Já sem raciocinar, aceitei. Ele, sem imaginar o alvoroço interno que havia causado em mim, tranquilamente despediu-se e desligou. Eu fingindo (obviamente) a maior naturalidade, voltei à realidade do lar e voltado pra minha mãe, perguntei:

- Você sabe o que o SEU FILHO (fiz questão de ressaltar) vai fazer amanhã à tarde?

Ela, com aquela cara de "fale logo" disse:

- Não!
- Vou gravar o Mosaico Baiano... falando de trás pra frente.

Você fez festa? Nem ela! kkkkkkkkk
Passada a minha frustração maternal, fui "bater o baba". Pra complementar a loucura, inconscientemente treinava falar palavras ao contrário... no baba!

- Vai, véi... toca porra! (arrop acot ... iév iav)
- Goleiro joga! (agoj orielog)

Autista, me fechei no meu mundo invertido... ali, eu tava num ensaio, ja havia esquecido o baba... e começaram as reclamações:

Porra Pedrinho, caralho... presta atenção, véi! (E eu nem aí - iév, oãçneta atserp... ohlarac, ohnirdep arrop).

Resultado, me fudi no baba mas tava afiado. Que venha alessandro Timbó (apresentador do Mosaico)!
No dia seguinte tava lá meia hora atrasado, mas pontual. Como em toda recepção que se preze, esperei pra caralho pra ser atendido. Após loooongos e exaustivos minutos:

- É você que é Pedro? (¬¬)

E fui convidado a entrar na magia do outro lado da tela. Muito observador, fui reparando em cada detalhe do estúdio, imaginando e lembrando de quando os apresentadores usam termos técnicos como se nós telespectadores fossemos íntimos daquela linguagem. Takes, chamadas, camera 1, 2, luzes, microfones... Toda uma produção que me deixou fascinado. Me ver ali, dentro da tela foi oferenda narcisista. Uma onda.
... E tudo transcorria bem até que um fila-da-puta da produção me veio com um papelzinho que até então eu não sabia que seria o meu desespero. O meu era o da palavra. O de milhares de outras pessoas era essa tal doença que seria algoz dos meus neurônios. Foi um desafio. Indubitavelmente, a maior palavra que eu já falei ao contrário em minha vida:
Hipopotomonstrossesquipedaliofobia = 34 letras
A minha sorte foi que até pra ele ler pra mim foi complicado. Deu tempo de decorar! E ele lançou no ar! Fale aí!
aibofoiladepiuqsessortsnomotopopih
Dei uma fisgadinha mas foi só alegria.
E no final, depois de gravado o programa, o comercial e depois ter cumprimentado a todos, quando eu achava que ja tava tudo acabado e eu, sido liberado, o mesmo FDP da produção veio em minha direção com aquele ar triunfante, estendeu o braço e me deu um bilhete escrito:

!úc on ramot áv
Foi o elogio mais criativo que já recebi!
(Pra quem quiser conferir o mico em rede estadual, o programa vai ao ar sábado, 06 de dezembro de 2008 às 13:45 na Rede Bahia e na TV Salvador, neste mesmo dia, às 19:15.)
*Obrigado à alma boa que adicionou duas ou três frases e não apagou o texto - uahuahuahuha)

11 comentários:

Unknown disse...

' ameei, você é demais :)

PAULO GOMES disse...

!arac,oãn aibas assed aus edadilibah! !!!snébaraP
arogA, ossi ajes otnussa arap amaragorp ed VT, é o mif ad adacip

..!.atÊ ahnirret!...

!!!sosiR

PAULO GOMES disse...

oluaP semoG

Anônimo disse...

Ixeeee! todo global agora.... já vi tudo! kkkkkkkkkkk Parabeééns!

- e Paulo Gomes: ô amigo... escrevendo fica fácil! Quero ver é falar ![risos] ;]

Beijão!

Anônimo disse...

Pregão véi... aqui em portuga n pega rede bahia não... tem como gravar aee?! queria ver a matéria maluco!!
manda noticias...
Abração primo!
(escrever ao contrário é fácil, dificil é de cabeça pra baixo...)

Dandan CHoWZiNHa disse...

pense que eu me acabei de rir!
tao legal ler suas palavras!! xD

;*******

ogostodovivo disse...

Prego !! aqui é castellucci !! bacana seu blog, e que viagem essa parada das palavras invertidas...agora que eu lembrei que vc tem dessa maluquice mesmo !!! hehehehe !!! boa sorte ai, um abraço !!

Anônimo disse...

simplesmente me divertir horrores,muito bom, adorei!!
já era famoso,imagina agora?

Unknown disse...

'seu primo passou na TV?:O'
SÓ QUE NAO VI AINDA.
Vou segurar pra nao chorar.
:P

Anônimo disse...

taí o link pra quem quiser ver:

http://ibahia.globo.com/mosaico/mosaico_pop_video.asp?video=mosaico_1206_02.wmv&ext.asx

Show pregão!!!

Preto disse...

cara...show de bola esse relato...
adorei quando vc recebeu a ultima mensagem do FDP..rsrsrsrs
muito bom...gostei muito....